.comment-link {margin-left:.6em;}

The Sun Green Hills

Conversas de café e outros devaneios...

greendale

sexta-feira, agosto 31, 2007

Lusofonia (I)


A dificuldade em perceber o real significado desta palavra maior começa no preciso momento em que se procura por ela num qualquer dicionário.

Numa das muitas conversas, que correram soltas de qualquer rédia, com um amigo que tem a sorte de fazer o seu dia-a-dia num desses muitos espaços lusófonos ( como mandam as leis, estrangeirismos, vão em itálico) - mais precisamente na África continental, especificamente em Angola, Luanda - um dos assuntos abordados, foi, como deixa prever o título deste post, a Lusofonia. Discutimos a sua importância e o seu papel e nunca nos passou pela cabeça falar da sua existência ou inexistência.

Bom , mas antes de quase tudo, e poupando-vos de larga e aturada pesquisa, aqui fica o seu significado encontrado na internet (http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx), já que no papel ela teimou em não figurar. Lusofonia - adopção da língua portuguesa como língua oficial, por quem não a tem como língua vernácula; o falar português.

O que é inaceitável é que esta palavra não se passeie vulgarmente por aí, no mínimo é o que se pede. E isto deve pedir-se ou não fosse a Lusofonia esse espantoso espaço de promoção de cumplicidades, e fonte de cooperação e entendimento entre diferentes culturas sem conhecer o que quer dizer fronteiras, ou barreiras, como queiram. A Lusofonia é muito mais que isto e não figura em muitos dos dicionários e enciplopédias em que supostamente deveriamos confiar.

Para terminar este capítulo denuncio que na enciclopédia do Público o mais parecido que eu encontrei foi a palavra «lusofobia».

No próximo capítulo proponho que se fale do que é a Lusofonia, enquanto conceito, ultrapassada que foi a fossa.
Até já!


A discussão continua neste particular espaço lusófono: http://angolapelosmeusolhos.blogspot.com/

quarta-feira, agosto 22, 2007

O Bom, o Mau e o Vilão



Dj Rui_F in the house!

quinta-feira, agosto 16, 2007

Potencialidades da (boa) electrónica



Surface to Air - The Chemical Brothers

sexta-feira, agosto 10, 2007

summer live music 07


Etiquetas: , , , , , , , , ,

1300km em motocicleta



Foi assim.

Para ti Sakul Onurb

quinta-feira, agosto 09, 2007

As Verdes Colinas no singular


By: Preto Albino, com a menor colaboração de Don Cassola e Mercador Fluorescente.

segunda-feira, agosto 06, 2007

ESCORRO


Apetecia-me escrever sobre a água do Mar… O modo como permanentemente se vai mutando em diferentes tonalidades, à medida das curvas das ondas, ao fulgor das luzes solares e outras que a tomam, à benção cósmica despoletada pelos Deuses e pela Lua, às correntes, à orientação, ao recorte das costas, à simples pedra (jogada por um rapazinho que descobre) que lhe impõe infinitamente um contínuo de consequências, entre elas este registo, não só do ponto de vista da memória, mas mesmo físico.
Por tudo isto e por todo o existente, me apetecia escrever sobre a água do Mar, talvez também a do Rio, das Ribeiras, dos Lagos, das Lagoas, Cachoeiras, Charcos, gotas de outras escalas, lágrimas de outros rostos…
Mas não o vou fazer !?!
Olhá-la, senti-la, respirá-la, recriá-la…
Escreverei então, a consequência da água do Mar nestes meus minutos de contemplação, solidão, temperamento, tédio, procura, noite, degustação, saudade, vontade, insanidade, Mar!
Sim fui / sou Mar, e a pedra que chapinha…
Apetece-me!