.comment-link {margin-left:.6em;}

The Sun Green Hills

Conversas de café e outros devaneios...

greendale

segunda-feira, julho 23, 2007

La Santa Inquisición

Está na forja uma nova lei: o Governo espanhol propõe-se oferecer 2500 euros aos casais que tenham segundos filhos (não sei se também às mães e aos menos prováveis pais solteiros). Ainda não tenho a certeza se já foi aprovada ou se é apenas um projecto, mas sei que é uma lei com muita forma.

A respeito, na passada quarta-feira saiu às bancas uma das revistas que dizem ser das mais sórdidas de todo o Estado e que, por ironia, se chama quinta-feira (jueves). Na capa encontramos caricaturados os príncipes Felipe e Leticia buscando uma nova pensão governamental que lhes possa ajudar a sobreviver.



Resultado? Apenas 2 horas nas bancas. E não, não estiveram tão pouco tempo em venda devido à procura desenfreada de qualquer cidadão perverso, bem-humorado ou mesmo sarcástico. Estiveram tão pouco tempo nas bancas porque simplesmente foram mandadas retirar pelo Governo devido ao seu conteúdo considerado obsceno.

Do meu ponto de vista não está em causa o conteúdo da capa. Este é de facto muito forte e arrojado, isto para usar palavras bonitas. Está sim em causa a liberdade de expressão. Até onde é que esta poderá ir? E até que ponto se aceita a existência de CENSURA num Estado europeu democrático em pleno século XXI? A verdade é que eu nem tinha visto a dita capa (nem conhecia a referida revista), mas a corrosiva censura deu-lhe uma força tal que comecei a semana de trabalho abrindo um mail com a imagem da capa digitalizada. Agora esta corre rápido pelas auto-estradas da informação...

Não sei não, mas parece-me que desta vez saiu o tiro pela culatra aos cinzentos senhores do Poder...

1 Comments:

Blogger Hugo Rocha Pereira said...

Post bem pertinente, Kata!

9:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home