.comment-link {margin-left:.6em;}

The Sun Green Hills

Conversas de café e outros devaneios...

greendale

quarta-feira, outubro 31, 2007

Ensaio de garagem . jam word session


Definitivamente… jazz!

Falando de um sentimento interpretativo, possível e pessoal, uma cadeia de raciocínios inspirados surgiram de um leigo das vertentes teórico-práticas da música.
Perante uma performance jam session, encimada por abóbadas e arcadas (pavimento de madeira maciça, amaciado pelo tempo e vida), como recorrentemente, senti o Jazz por mim a dentro, contagiando-me na totalidade sensitiva, passando simultaneamente da alma aos pés, que não paravam, inconscientemente (?), de procurar acompanhar o ritmo imposto pelas emoções e pelo desfruto dos intérpretes…
Caí, então, na ingrata discussão para comigo próprio acerca da dicotomia Fado - Jazz, se comparável, e claro que sim pois tudo é relativo!? E porque só poderei divagar, e preferencialmente por sensações, transpus analogicamente para a arte da vivência quotidiana o pensamento do que seria agir, ou melhor, actuar, em modo Fado ou Jazz, e não pude deixar de constatar relevantes distinções espirituais.
Desde já ressalvar que o faço com o máximo respeito pelo fruto da cultura portuguesa, até porque, embora não originalmente (também sim!) se produz Jazz de enorme qualidade em Portugal, mais, os americanos (a titulo de exemplo fácil) cantam fado?
Defendido e pós esta introdução improvisada, prossigo de forma pragmaticamente sub/objectiva:
Fado, memória, tristeza (generalizando), “destino”, saudade, inoperância, dor, consciência, baixo ritmo, cordas.
Jazz, improviso, momento, futuro, ritmo alto, sorriso, resolução imediata de obstáculos “compositivos”, sopro, piano, bater pé e palmas, todas as cores, estalos de dedos, qualquer roupa, pró-activo, “informal”.
Desta forma, se puder escolher, quero Jazz “por mim dentro”, de preferência, sem palavras…

domingo, outubro 28, 2007

(A) Caminho de Santiago